VISITANTES ON-LINE

Nós temos 1 visitante online
Programação

Clique sobre o ícone para acessar os slides da respectiva palestra.

26 de outubro| segunda-feira
8h30
Credenciamento e Welcome Coffee
9h30
Composição da mesa e abertura
José Martonio Alves Coelho – Presidente do Conselho Federal de Contabilidade
Maria Clara Cavalcante Bugarim – Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis
Juarez Domingues Carneiro – Presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade
Marco Aurélio Cunha de Almeida – Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais
10h

Entrega do “Prêmio Olivio Koliver”

10h30

Palestra: “O DNA das Pessoas de Sucesso”

A palestra INOVAÇÃO - O DNA DAS PESSOAS DE SUCESSO tem como objetivo inspirar pessoas a adotarem hábitos eficazes e inovadores promovendo o comportamento empreendedor. Visão estratégica, iniciativa para solucionar as demandas e problemas diários no trabalho e na vida, são alguns dos tópicos abordados nesta envolvente e divertida palestra.

 

Palestrante:

Rosana Nogueira Marsíglia – Bacharel em Comunicação Social pelo UNI-BH e Especialista em Gestão de Marketing pelo IEC PUC Minas. Atuou 19 anos no mercado como gestora comercial e de marketing. Professora de MBA desenvolve estudos relacionados ao comportamento do consumidor. Diretora da Desenvolvimentum Assessoria Empresarial, realiza consultorias, palestras, convenções e seminários em todo o Brasil para empresas.

Baixar slides

11h30
Debate
12h

Almoço

13h30

Painel: “A Pós-graduação e a Formação Docente”

Painelistas:

Prof. Dr. Ernani Ott – Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais. UNISINOS e UNIFIN e Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis – ANPCONT.

Baixar slides

 

Prof.ª Dr.ª Márcia Martins Mendes De Luca – Coordenadora Adjunta da Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES. Professora Associada da Universidade Federal do Ceará, com atuação no curso de Graduação em Ciências Contábeis e no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria.

Baixar slides

 

Prof. Dr. Andson Braga de Aguiar – Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado de Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo – USP. Professor Doutor do Departamento de Contabilidade e Atuária, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo (EAC/FEA/USP).

Baixar slides

15h30 Coffee Break
16h

Painel: “Diretrizes Curriculares e Novas Proposições”

No painel serão abordados a estrutura curricular dos Cursos de Ciências Contábeis e sua integração com as demandas atuais do mercado de trabalho, bem como as demandas de formação acadêmica, dentro dos seguintes tópicos: ensino de graduação e pós graduação (Lato e Stricto Sensu), educação continuada docente, estratégias/metodologias de ensino, Proposta Nacional de Conteúdo para os Cursos de Graduação de Ciências Contábeis.

 

Painelistas:

Prof. Dr. José Antônio de França – Professor adjunto do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília – UNB.

Prof.ª Me. Ana Tércia Lopes Rodrigues – Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais e Vice-Presidente de Gestão do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

Prof.ª Me. Cons. Marisa Luciana Schvabe de Morais – Conselheira da Câmara de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Univali – Gestão no Campus Biguaçu.

18h Encerramento das atividades do dia
27 de outubro| terça-feira
8h

Painel: Diretrizes do ENADE e Alteração da Legislação Contábil: Como Incorporar no Ensino da Contabilidade

Painelistas:

Prof. Nilton César Lima – Professor Adjunto II da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, área Contabilidade Gerencial, onde também é professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis.

Prof. Sérgio Luiz Agostinho Gonçalves – Professor titular da Faculdade Sudamérica, Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sudamérica, Professor titular da UNIPAC - Leopoldina, Perito contábil, Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Professor contratado em Pós-Graduações da área contábil em Muriaé-MG, Ubá-MG, Teofilo Otoni-MG, Santo Antônio de Pádua-RJ.

Prof. Cons. Vidigal Fernandes Martins – Professor da Universidade Federal de Uberlândia e Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais.

Baixar slides

10h

Intervalo

10h30

Painel: “Abordagem sobre a problemática do FIES e questões pertinentes ao financiamento das IES

Painelistas:

Prof. Sólon Hormidas Caldas - Diretor Executivo da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES).

Baixar slides


Prof.  Antonio Baião Amorim – Presidente e fundador da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH, Sócio da Baião Consultoria e Contabilidade Ltda, Membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis e Ouvidor do CRCMG.

12h

Almoço

13h30

Palestra: “Retenção de Talentos”


Palestrante:

Wille Muriel – Economista, MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Mestre em Inovação e Competitividade. É Líder da Área de Desenvolvimento de Novos Negócios da Carta Consulta; Projetista e Coordenador do MBA Administração Acadêmica & Universitária; Coordenador do Higher Education Development Program; Professor de pós-graduação e cursos capacitação corporativa para Reitores, Diretores Acadêmicos e Administrativos Universitários, Coordenadores de Curso, Docentes e colaboradores de Instituições de Ensino Superior; Especialista de Conteúdo e Professor de cursos à distância (EAD);

Baixar slides

15h

Palestra: “Panorama da Educação à Distância no Brasil”

A palestra tratará dos desafios desta modalidade de educação e a sua importância visando a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na formação profissional, principalmente no Ensino Superior. Nesta direção, destaca-se o desenvolvimento de conteúdos educacionais digitais, interativos e inclusivos, disponibilizados em repositórios, portais de conteúdo, e-books, ambientes virtuais de aprendizagem e vídeo-aulas, ferramentas que devem impregnar a Educação nos próximos anos. É necessário entender o cenário atual e identificar que inovar não significa desenvolver apenas as questões tecnológicas, é preciso também focar na criação de novos ambientes de aprendizagem, com revisão de metodologias, processos e políticas.

 

Palestrante:

Dr. Klaus Schlünzen Junior – Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, com estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da UNESP, professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP e do programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP.

Baixar slides

17h

Encerramento

*A Programação poderá sofrer alterações